Acupuntura
A acupuntura vem sendo utilizada com sucesso há cerca de 5000 anos em animais e humanos buscando o reequilíbrio energético do paciente e tendo como base para diagnóstico e escolha dos pontos a Medicina Tradicional Chinesa. De acordo com a filosofia chinesa, a doença é um desbalanço da energia do corpo e a acupuntura re-direciona, seda, ou tonifica essa energia promovendo a cura.
O estímulo com as agulhas age no sistema nervoso central promove a liberação de endorfinas e leva a uma sensação de bem estar e alívio da dor. Tem ação no sistema cardiovascular melhorando a circulação, alivia espasmos musculares, estimula os nervos e o sistema de defesa do corpo, além de muitos outros efeitos benéficos!
A prática é realizada com agulhas estéreis e de aço inoxidável. Há ocasionalmente uma leve sensação de incômodo quando a agulha é colocada em certos pontos em áreas sensíveis, porém assim que estão posicionadas, a maioria dos animais relaxam e até dormem durante o tratamento que geralmente varia de 20-30 minutos dependendo do que está sendo tratado.Há muitas maneiras de estimular um ponto de acupuntura: agulhas, eletroacupuntura, hemoacupuntura, moxabustão e acupuntura com laser.
O uso da fitoterapia chinesa também é outra ferramenta extremamente importante no tratamento de diversas doenças e no controle da dor, e associada à acupuntura traz muitos benefícios.Os pacientes são tratados de 1 a 3 vezes por semana, geralmente por 4 a 6 semanas dependendo da condição.
Condições que respondem bem a acupuntura veterinária
Problemas ósteo-musculares e neurológicos
- displasia coxo-femoral
- artrite
- hérnia de disco
- paralisia e paresia de membros
- paralisia do nervo facial
- epilepsia e convulsões
- síndrome vestibular
- sequelas de cinomose
Problemas dermatológicos
- dermatites por lambedura
- alergias
Problemas respiratórios
-asma felina
Problemas gastro-intestinais
- megaesôfago
- constipação
- anorexia
Além de muitas outras.